terça-feira, 28 de outubro de 2008

I CORÍNTIOS 13 - JEITO DE SER IGREJA

I CORÍNTIOS 13

1 Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.

2 Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei.

3 Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado a, se não tiver amor, nada disso me valerá.

4 O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.

5 Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.

6 O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8 O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.

9 Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos;

10 quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.

11 Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.

12 Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.

13 Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.

O QUE REALMENTE IMPORTA

Língua, Profecias, Conhecimento, Fé, Misericórdia, Sacrifício. Expressões máximas de qualquer ação religiosa – BEM

Consumismo, Impureza, Superficialidade, Mágoas, Adultério (MAL) – NADA IMPORTA

Construímos nossa vida em cima de Projetos que se mostram irrelevantes, não significativos e não satisfatórios. Avalie a sua vida. O que é importante tem a haver com o último suspiro de vida. O que ou quem você quer ao lado.

Estar de mãos dadas com quem se ama ou com um bem de consumo.

Estar com quem se ama ou com uma mágoa no coração, ou com um rito religioso.

O que move a nossa vida, o que lhe dá sentido final?

A nossa própria noção de felicidade seria alterada, estar com quem se ama com a família. AMOR deveria BASTAR.

O AMOR É O ALVO – A CONSTRUÇÃO

Paciente, benigno, não ciumento, não orgulhoso, comportamento adequado, não se ira. Não é egoísta.

Verdadeiro, sofredor, fiel, esperançoso do melhor, tudo suporta.

Não existe um pacote pronto e mágico, a partir de agora com este culto, com esta oração...

Sabemos que as coisas que valem a pena na vida são difíceis, lentas e delicadas no seu processo de construção.

Aqui e Agora podemos tomar as decisões que dão início a construção do tudo suporta, crê, etc. Construção de confiança, respeito, admiração, construção do carinho, cuidado, do doar –se, para ser bênção na vida do outro.

Um primeiro passo importante é admitir a nossa condição, não somos pacientes, benignos, altruístas, para com todos desta comunidade e para os de fora. Às vezes nossas virtudes se mostram apenas quando temos algum determinado interesse. Mas muito mais vezes mostramos o outro lado de nós.

O segundo passo é saber que é preciso recomeçar. Tentar de novo, não ter medo de arriscar. Um dia vamos alcançar isto. Viver isto e tudo vai valer a pena. A outra opção é o eterno fracasso, e admitir que não passamos de perdedores nas coisas que realmente fazem diferença.

Outro passo é saber que não tem data para acabar, para ficar pronto, mas também não tem data de validade. Amor que tem data de validade é desamor, é crueldade. Promete mas não cumpre. Não une, não acrescenta, não abençoa, mas julga, pune e agride.

O QUE FICA – Profecias, línguas, ciência, tudo passa, o natural e o sobrenatural.

As coisas passam. A religião passa, o miraculoso passa. Se alguém for ressuscitado volta a morrer. A ciência passa. As grandes descobertas jogam no lixo as grandes descobertas passadas. Os livros mudam, a matemática evolui, até o português muda.

Vide reforma ortográfica para o ano que vem; tudo muda.

O que fica é o amor que vem de Deus. Jesus não passa porque não é religião nem ciência. Mas o Deus Vivo presente, próximo. Cúmplice do amor. Ele que aproximou, encantou, abençoou.

Amor de Jesus leva o casal a renovar o seu amor. Apaixonar-se de novo. Unir de novo sempre. O Amor de Jesus leva uma igreja cheia de feridas, justas e injustas, mas feridas, mágoas e até mesmo rancor, a ser transformada, renovada, inundada de perdão e amor. Muda-se o olhar sobre o outro. Olhamos com os olhos de Jesus. Afinal Ele morreu por isto.

AMOR É PERFEITO

Não passa, lança fora o medo do fracasso e da infelicidade.

Traz Maturidade - Atinge Plenitude

O Amor traz mudança, é preciso amar mais e melhor com o tempo, o amor não envelhece, não apodrece não se intimida. Ele progride, Ele ousa, deixa de ser infantil e passa a ser pleno. Amar não é sentir, mas sacrificar-se pelo outro e fazer diferença em sua vida. Amor não é dar sem bom senso, é doar-se de tal forma que o outro é afetado, mudado, tocado, etc.

Fé em Deus – Esperança em Melhorar – Amor o maior; eterno como Deus.

O que sustenta a vida é o Amor de Deus. Cura-nos da depressão, arranca da nossa vida a angústia, tira o ódio que enegrece a alma, e nos lança ousados na construção de um mundo sempre novo. Traz a Felicidade ao levarmos o amor aos outros.

Amor é eterno enquanto dura é poesia, se vê isto na prática, mas também é desgraça, feio, cheiro de morte. Ninguém entrega a sua vida a um projeto fracassado, destrutivo.



SERMÃO PREGADO NO DIA 19/10 - PR. LUIS FELIPE MENDES DO NASCIMENTO

Nenhum comentário: