domingo, 26 de abril de 2009

VIDA PODEROSA DE ORAÇÃO – MEDITAÇÃO

VIDA PODEROSA DE ORAÇÃO – MEDITAÇÃO

 

A meditação é uma forma de oração porque é a comunicação com Deus através do ouvir em oração.

 

Ficamos quietos ouvindo a voz de Deus através de Sua Palavra e as impressões que Ele causa ao seu coração.

 

 

EM SUA LEITURA BÍBLICA DIÁRIA PEÇA QUE DEUS FALE AO SEU CORAÇÃO

 

A Bíblia é a palavra pessoal de Deus para você.

 

ANOTE AS IDÉIAS PRINCIPAIS E AS IMPRESSÕES QUE DEUS COLOCOU NO SEU CORAÇÃO.

 

Faça um diário para seu tempo com Deus. Um registro escrito de seu relacionamento com Deus.

 

Registre as promessas de Deus para você, serão uma fonte de encorajamento no futuro.

 

ENCHA A SUA VIDA COM A PALAVRA DE DEUS.

 

SALMO 1.2 - Pelo contrário, o prazer deles está na lei do Senhor,

e nessa lei eles meditam dia e noite

 

Deuteronômio 6.4-9

4– Escute, povo de Israel! O Senhor, e somente o Senhor, é o nosso Deus. 5Portanto, amem o Senhor, nosso Deus, com todo o coração, com toda a alma e com todas as forças. 6Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje 7e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem. 8Amarrem essas leis nos braços e na testa, para não as esquecerem; 9e as escrevam nos batentes das portas das suas casas e nos seus portões.

 

Seja criativo

 

Mais da Palavra (leitura e meditação) mais reconheceremos a Voz de Deus.

 

QUANDO ORAR, SEJA SENSÍVEL ÀS IMPRESSÕES ESPECIFICAS DE DEUS ATRAVÉS DAS QUAIS ELE O LEVARÁ A SE CONCENTRAR EM ALGUMAS DAS VÁRIAS QUESTÕES QUE O PREOCUPAM

Romanos 8. 26

 

26Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor.

A Disciplina da Meditação

Na sociedade contemporânea nosso Adversário se especializa em três coisas: ruído, pressa e multidões. Se ele puder manter-nos ocupados com “grandeza” e “quantidade”, descansará satisfeito.

Concepções Errôneas Compreensíveis

A meditação sempre permaneceu como uma parte clássica e central da devoção cristã, uma preparação decisiva para a obra de oração, e adjunto dessa obra.

 

Certamente que a meditação não era coisa estranha aos autores das Escrituras.

 

“Saíra Isaque a meditar no campo, ao cair da tarde” (Gênesis 24.63).

“No meu leito, quando de ti me recordo, e em ti medito, durante a vigília da noite” (Salmo 63.6).

 

Essas eram pessoas chegadas ao coração de Deus. Deus lhes falava, não porque elas tivessem capacidades especiais, mas porque estavam dispostas a ouvir. Os Salmos, praticamente, cantam das meditações do povo de Deus sobre a lei do Senhor:

 

“Os meus olhos antecipam as vigílias noturnas, para que eu medite nas tuas palavras” (Salmo 119.148). O salmo introdutório do Saltério inteiro chama o povo todo a imitar o homem “bem-aventurado”, cujo “prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite” (Salmo 1.2).

 

Que nos juntemos ao salmista e declaremos: “Eu, porém, meditarei nos teus preceitos” (Salmos 119.78).

 

Em realidade, a meditação é a única coisa que pode suficientemente reorientar nossas vidas de sorte que passamos lidar exitosamente com a vida humana.

 

Com freqüência a meditação produzirá discernimentos profundamente práticos, quase mundanos. Advirá instrução sobre como relacionar-se com a esposa ou com o marido, sobre como lidar com este problema delicado ou com aquela situação de negócio.

Desejando a Voz Viva de Deus

Frederick W. Faber:

 

“Sentar apenas e pensar em Deus, Oh, que alegria é!

Pensar o pensamento, respirar o Nome; Maior felicidade não tem a terra.”

 

Mas os que meditam sabem que a mais freqüente reação é a inércia espiritual, frieza e falta de desejo. Os seres humanos parece ter uma tendência perpétua de que alguém fale com Deus por eles. Contentamo-nos em receber a mensagem de segunda mão.

 

No Sinai, o povo clamou a Moisés: “Fala-nos tu, e te ouviremos; porém não fale Deus conosco, para que não morramos” (Êxodo 20.19). Um dos erros fatais de Israel foi sua insistência em ter um rei humano em vez de descansar no governo teocrático de Deus.

 

A história da religião é a história de um esforço quase desesperado de ter um rei, um mediador, um sacerdote, um intermediário. Deste modo não precisamos, nós mesmos, de ir a Deus. Tal método poupa-nos a necessidade de mudar, pois estar na presença de Deus é mudar.

 

Esta forma é muito conveniente porque ela nos dá a vantagem da respeitabilidade religiosa sem exigir transformação moral. Não temos necessidade de observar muito de perto o cenário de nosso país para perceber que ele está fascinado pela religião do mediador.

 

É por isto que a meditação nos é tão ameaçadora. Ousadamente ela nos convida a entrar na presença viva de Deus por nós mesmos. Ela diz que Deus está falando no presente contínuo e deseja dirigir-se a nós. Parece tão difícil levar as pessoas a crer que elas podem ouvir a voz de Deus.

Preparando-se para Meditar

É impossível aprender, através de um livro, a arte de meditar. Aprendemos a meditar, meditando.

 

E quanto a um lugar para meditação? Procure um lugar calmo e livre de interrupção. Sem telefone por perto. Se possível, um lugar entre árvores e plantas. É melhor ter um lugar certo em vez de andar à cata de um local diferente cada dia.

Que dizer da postura? Em certo sentido a postura não faz diferença alguma; você pode orar em qualquer parte, em qualquer momento, e em qualquer posição. Noutro sentido, porém, a postura é de máxima importância. O corpo, a mente e o espírito são inseparáveis.

 

Tenho realmente visto pessoas passarem todo um culto de adoração mascando chiclete, sem a mais leve consciência da profunda tensão em que se encontram. Não somente a postura exterior reflete o estado interior, como também pode ajudar a nutrir a atitude interior de oração.

 

Se interiormente estamos fragmentados com distrações e ansiedade, uma postura de paz e descontração, conscientemente escolhida, terá a tendência de acalmar nosso turbilhão interior.

 

Não há “leis” que prescrevam uma postura correta. O melhor método seria encontrar uma posição com o máximo de conforto e com o mínimo de distração.

 

Acho melhor sentar-me numa cadeira, com as costas corretamente posicionadas na cadeira e ambos os pés apoiados no chão. Sentar-se com o corpo curvado indica desatenção e o cruzar das pernas restringe a circulação do sangue.

 

Às vezes é bom fechar os olhos a fim de afastar as distrações e concentrar a atenção no Cristo vivo. Outras vezes é útil ponderar sobre um quadro do Senhor ou olhar lá fora as lindas árvores e plantas com a mesma finalidade. Sem levar em conta como se faz, o objetivo é concentrar a atenção do corpo, as emoções, a mente e o espírito na “glória de Deus na face de Cristo” (2 Coríntios 4.6).

Como Meditar – Exercícios Específicos

Há uma progressão na vida espiritual. Recomendaria começar com um período diário de cinco a dez minutos. Este tempo destina-se a aprender a “concentrar-se”, “acalmar-se”, ou o que os contemplativos da Idade Média chamavam de “lembrar-se”. É tempo para ficar quieto, para entrar no silêncio recriador, para permitir que a fragmentação de nossa mente venha a concentrar-se.

 

A oração envolve concentração, estar genuinamente presentes onde estamos. Não violentamos nossas faculdades mentais e racionais, mas ouvimos com mais do que apenas a mente, ouvimos com o espírito, o coração, todo o nosso ser.

 

Exercício de meditação:  “palmas acima, palmas abaixo”. Comece colocando as palmas para baixo como uma indicação simbólica de seu desejo de entregar todas as preocupações a Deus. Internamente, você pode orar: “Senhor, entrego a Ti a raiva que sinto pelo John. Entrego o medo que sinto de ir à consulta do dentista nesta manhã. Entrego minha ansiedade de não ter dinheiro suficiente para pagar as contas neste mês. Libere estas questões. Você pode até sentir uma sensação de alívio ao liberar estas coisas de suas mãos.

Após diversos momentos de entrega, vire as palmas para cima como símbolo do seu desejo de receber de Deus. Talvez você vá orar em silêncio: “Deus, gostaria de receber seu amor divino pelo John, sua paz acerca da consulta do dentista, paciência, alegria”. Após estar centrado, gaste os próximos momentos em completo silêncio. 


Não há necessidade de pressa. Não há necessidade de palavras, pois como você e Deus são bons amigos, estão felizes só de estarem um com o outro, aproveitando a presença e companhia. Conforme nos acostumamos com sua companhia, aos poucos, quase de forma imperceptível, milagres acontecem dentro de nós. A confusão que caracterizava nossa vida é substituída pela serenidade e vigor. Sem qualquer indício de contradição, nos tornamos fortes com nossas questões e sensíveis com as pessoas. A oração permeia tudo em nós. Traz vida, força e as pessoas perceberão.

Encerre cada meditação com uma autêntica expressão de ações de graças.

 

A meditatio Scripturarum é considerada por todos os mestres como o fundamento normal da vida interior. Ao passo que o estudo das Escrituras se concentra na exegese, a meditação das Escrituras concentra-se em internar e personalizar a passagem. A Palavra escrita torna-se uma palavra viva endereçada a você.

 

Tome um simples acontecimento, como a ressurreição, ou uma parábola, ou uns poucos versículos, ou mesmo uma simples palavra e deixe que isso crie raízes em você. Busque viver a experiência, lembrando-se do incentivo de Inácio de Loyola de aplicar todos os sentidos à nossa tarefa. Sinta o cheiro do mar. Ouça o marulhar da água ao longo da praia. Veja a multidão. Sinta o sol sobre a cabeça e a fome no estômago. Toque a orla do manto de Cristo.

 

A pressa reflete o nosso estado interior e é este estado que precisa ser transformado. Bonhoeffer recomendava passar uma semana inteira num único texto!

terça-feira, 21 de abril de 2009

VIDA PODEROSA EM INTERCESSÃO

ENFOQUE está nas necessidades dos outros.

Ezequiel 22.30
“Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim, e em favor desta terra, para que não a destruísse, mas não encontrei nenhum.”

As orações dos intercessores são a estratégia fundamental de Deus para a evangelização, missões, discipulado, avivamento e despertamento espiritual.

Qual é o enfoque da Minha Intercessão?

O meu enfoque deve ser nas questões de significado eterno do que nas temporais.

Exemplo: Ao orar por um enfermo, não peça só a cura física, mas que através da enfermidade a comunhão dele com o Senhor seja estreitada, que ele aprenda algo para sua vida espiritual através da enfermidade.

MOTIVOS DE INTERCESSÃO CONSTANTE

• Necessidades físicas e espirituais dos familiares e amigos. (todos nós temos momentos difíceis e delicados na vida e as vezes precisamos de cobertura de oração por parte dos nossos irmãos, peça oração – sofra menos)
• Necessidades espirituais de colegas de trabalho, estudo e vizinhos (conversão, etc).
• Pelo pastor e líderes da igreja
• Pela igreja, avivamento e crescimento.
• Por missões, missionários e necessidades do campo.
• Pelos crentes afastados que você conhece.
• Pelos governos


COMO FAZER ORAÇÕES DE INTERCESSÃO “ESPECÍFICA”


Elas devem ser bíblicas

Exemplo de Orações Intercessórias Específicas pelos perdidos e afastados.

Senhor, derrama Teu Espírito sobre (nome da pessoa) e:
• Convença-o do seu pecado e separação de Ti (Jo. 16.8)
• Revela-lhe quem Tu é e o que Jesus fez por ele.
• Abre os olhos do seu entendimento (Ef.1.18). Remove sua cegueira espiritual (2 Cor. 4.4)
• Traze-o para Ti de maneira poderosa (Jô. 6.44)
• Afasta Satanás dele. Guarda-opara que Santanás não roube Sua Palavra dele (Mat. 12.19)
• Que tua graça e misericórdia o envolvam.
• Ajuda-me a estar desejoso e ansioso para ser um instrumento pelo qual o Senhor o salve e liberte. Senhor mostra-me como levá-lo a Cristo;
• Coloca pessoas em seu caminho que lhe testemunhem de Cristo.

POR PASTORES E LÍDERES ESPIRITUAIS

A partir de passagens como Colossenses 1.9-11-

9Por esse motivo, desde o dia em que ficamos sabendo de tudo isso, nunca paramos de orar em favor de vocês. Pedimos a Deus que encha vocês com o conhecimento da sua vontade e com toda a sabedoria e compreensão que o Espírito de Deus dá. 10Desse modo, vocês poderão viver como o Senhor quer e fazer sempre o que agrada a ele. Vocês vão fazer todo tipo de boas ações e também vão conhecer a Deus cada vez mais. 11Pedimos a Deus que vocês se tornem fortes com toda a força que vem do glorioso poder dele, para que possam suportar tudo com paciência.

e Filipenses 1. 9-11 –

9O que eu peço a Deus é que o amor de vocês cresça cada vez mais e que tenham sabedoria e um entendimento completo, 10a fim de que saibam escolher o melhor. Assim, no dia da vinda de Cristo, vocês estarão livres de toda impureza e de qualquer culpa. 11A vida de vocês estará cheia das boas qualidades que só Jesus Cristo pode produzir, para a glória e o louvor de Deus.

Que Ele experimente o sobrenatural, tenha convicção do pecado, zelo e amor por ti, unção e poder do Espírito, discernimento, pureza e santidade. Protegido da influência de Satanás, provisão divina para a família, proteção para o casamento, ministério frutífero e motivações puras.


ORAÇÕES ESPECÍFICAS PELA IGREJA

• Unção poderosa sobre os que ensinam e pregam
• Amor profundo entre os membros
• Satanás amarrado e afastado dos membros e atividades da igreja
• Direção divina nas decisões e na Visão
• Zelo espiritual
• Recursos para a obra
• Deus levante trabalhadores para a sua obra
• Um Profundo espírito de adoração, oração e santidade.

ORAÇÕES DINÂMICAS DE PETIÇÃO

VIDA PODEROSA DE ORAÇÃO 6

 O Poder da Oração

PEDIDOS TEMPORAIS
 se relacionam principalmente com necessidades e preocupações terrenas (materiais, saúde, trabalho, sustento)
 TIAGO 4.2,3
 2Vocês querem muitas coisas; mas, como não podem tê-las, estão prontos até para matar a fim de consegui-las. Vocês as desejam ardentemente; mas, como não conseguem possuí-las, brigam e lutam. Não conseguem o que querem porque não pedem a Deus. 3E, quando pedem, não recebem porque os seus motivos são maus. Vocês pedem coisas a fim de usá-las para os seus próprios prazeres.
 Mt 7.7-8
 7– Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. 8Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate.;
 Fp 4.6
 6Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido

PEDIDOS CONCERNENTES AO REINO

 enfatizam as questões eternas, crescimento pessoal no fruto do Espírito, vencer a tentação, derrubar fortalezas, crescimento de nossa igreja, evangelização, avivamento.

PASSOS PARA ORAÇÕES PODEROSAS
 1. Ore utilizando o fruto do Espírito Santo e peça a Deus que desenvolva a imagem e a santidade de Cristo dentro de você (Gálatas 5.22-23)
 Exemplos : Alegria, Amabilidade, Bondade
 2. Ore através das Bem-Aventuranças e peça a Deus que molde você a que apresente essas características (Mateus 5.1-10)
 Procure outros textos que podem inspirar a sua oração
 O crente maduro experimenta na vida a verdade deste verso
 I Coríntios 29 Porém, como dizem as Escrituras Sagradas:
 “O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam.”
 E também
 João 14:12
 Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.

Conclusão

 Sansão, arrependido, orou pedindo uma última oportunidade de cumprir sua missão máxima de derrotar os filisteus; Deus atendeu essa oração ao lhe dar forças suficientes para derrubar as colunas do prédio onde os inimigos estavam exaltando o poder dos seus deuses (Jz 16.21-30).
 Deus respondeu às orações de Elias em pelo menos quatro grandes ocasiões; em todas elas redundaram em glória ao Deus de Israel (17-18; Tg 5.17,18).

 O rei Ezequias adoeceu e Isaías lhe declarou que morreria (2Rs 20.1; Is 38.1). Ezequias, reconhecendo que sua vida e obra estavam incompletas, virou o rosto para a parede e orou intensamente a Deus para que prolongasse sua vida. Deus mandou Isaías retornar a Ezequias para garantir a cura e mais quinze anos de vida (2Rs 20.2-6; Is 38.2-6).

 Não há dúvida de que Daniel orou ao Senhor na cova dos leões, pedindo para não ser devorado por eles, e Deus atendeu o seu pedido (Dn 6.10,16-22).

 Os cristãos primitivos oraram incessantemente a Deus pela libertação de Pedro da prisão, e Deus enviou um anjo para libertá-lo (At 12.3-11; cf. 12.5 nota). Tais exemplos devem fortalecer a nossa fé e encher-nos de disposição para orarmos de modo eficaz, segundo os princípios delineados na Bíblia.
 Não há dúvida de que Daniel orou ao Senhor na cova dos leões, pedindo para não ser devorado por eles, e Deus atendeu o seu pedido (Dn 6.10,16-22).

 Os cristãos primitivos oraram incessantemente a Deus pela libertação de Pedro da prisão, e Deus enviou um anjo para libertá-lo (At 12.3-11; cf. 12.5 nota). Tais exemplos devem fortalecer a nossa fé e encher-nos de disposição para orarmos de modo eficaz, segundo os princípios delineados na Bíblia.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

VIDA PODEROSA DE ORAÇÃO 5

O CAMINHO DA SANTIFICAÇÃO

BASEADO NO LIVRO COMO DESENVOLVER UMA VIDA PODEROSA DE ORAÇÃO - GREGORY FRIZZELL

Este é o período de confissão que deve vir depois de seu momento de Louvor e Adoração, em seu período de comunhão com Deus.

Deus te sondará e te purificará daquilo que impede que haja poder na sua oração. Alvo: Tornarmo-nos semelhantes à Cristo

Santidade e santificação são duas palavras bíblicas ausentes nas conversas dos cristão modernos. É importante que você esteja bem com Deus antes de pedir e interceder.

Pense todas as bênçãos que o Senhor tem te dado, materiais, familiares, saúde, etc. Mesmo você não se preocupando com a questão da santidade, agora imagine se você estivesse tendo uma vida completamente santa, quantas bênçãos mais já teriam sido derramadas sobre você? Que desperdício de bênçãos. Não há poder do Espírito se entre nós e Deus há pecados não confessados.

Salmo 139. 23,24
23Ó Deus, examina-me e conhece o meu coração! Prova-me e conhece os meus pensamentos. 24Vê se há em mim algum pecado e guia-me pelo caminho eterno.

Deus nos chama para um processo detalhado de santificação. Jeremias 17.9 mostra como é fácil ignorar ou minimizar nossos pecados.
9“Quem pode entender o coração humano? Não há nada que engane tanto como ele; está doente demais para ser curado.

Temos pouco poder por falta de confissão ou por fazermos uma confissão superficial. Isto resulta em poder superficial em nossa oração. Deus não nos ouve se há pecados inconfessos, Salmo 66.18

A história do início do avivamento na Coréia do Sul p. 71,76

SETE CATEGORIAS PARA UMA SONDAGEM GERAL

1. PECADOS DE PENSAMENTO
MENTE E CORAÇÃO
MATEUS 15.19
19Porque é do coração que vêm os maus pensamentos, os crimes de morte, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, as mentiras e as calúnias

Até que seus pensamentos e atitudes estejam sobre o controle de Deus você não experimentará a vida abundante em Cristo. Por isso que Satanás ataca nesta área.
O que você pensa é uma grande parte do que você é

Colossenses 3.1-3
1Vocês foram ressuscitados com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus. 2Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra. 3Porque vocês já morreram, e a vida de vocês está escondida com Cristo, que está unido com Deus.

Peça perdão de Deus para cada um deles e creia que Ele pode renovar a sua mente.

2. PECADOS DE ATITUDE
I Pedro 5.5c
5....“Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes!”

O orgulho é tão refinado que às vezes passa desapercebido. Deus odeia o arrogante e o que se auto promove. Peça perdão, peça ajuda a Deus, tome atitudes práticas para mudar.

3. PECADOS DE PALAVRA
Deus dá importância ao nosso falar. Mateus 12.36
36– Eu afirmo a vocês que, no Dia do Juízo, cada pessoa vai prestar contas de toda palavra inútil que falou

Há textos sobre mentira, sobre se queixar, sobre dar graças sempre, sobre amargura, ira, gritaria. Hoje as pessoas estão prontas para brigar até na igreja. Feridas e mágoas que agradam a Satanás. Uma escolha; ser contencioso, briguento, argumentativo ou ser cheio do Espírito, e de louvor. Pessoas negativas destroem o corpo. Confesse.

4. PECADOS NOS RELACIONAMENTOS
Mateus 5. 23,24
23Portanto, se você estiver oferecendo no altar a sua oferta a Deus e lembrar que o seu irmão tem alguma queixa contra você, 24deixe a sua oferta ali, na frente do altar, e vá logo fazer as pazes com o seu irmão. Depois volte e ofereça a sua oferta a Deus.

É preciso tomar atitudes em todos os nossos relacionamentos familiares, profissionais, estudantis, etc.

Relacionamento impróprio vai além do adultério, começa com estar inadequadamente próximo de alguém. Contar coisas para outra pessoa que deveria ser partilhada apenas com a esposa (o). Milagres acontecem nas famílias e nas igrejas quando alguém se humilha e pede perdão por algo de errado que tenha feito.

5. PECADOS DE AÇÃO.

Quebrar a lei de Deus, fazer algo que Deus proíbe.

Efésios 5.5
5Fiquem certos disto: jamais receberá uma parte no Reino de Cristo e de Deus qualquer pessoa que seja imoral, indecente ou cobiçosa (pois a cobiça é um tipo de idolatria).

Há vários textos, mas precisamos lembrar que mesmo que você não se dobre diante de uma imagem, mas quando você coloca algo (trabalho, estudo, um bem material etc) ou alguém (familiar, namoro, artista, mestre, etc) acima de Deus ou no lugar dEle, isto é IDOLATRIA.

HÁ ALGUMA CONTROVÉRSIA ENTRE VOCÊ E DEUS? (avivamento galês)

6. PECADOS DE OMISSÃO

TIAGO 4.17
17Portanto, comete pecado a pessoa que sabe fazer o bem e não faz.

Sem estudo diário da Bíblia e oração é impossível viver em harmonia com Deus.

É nossa responsabilidade apresentar o evangelho aos que estão ao nosso redor (não é trazer na igreja)

Deus nos dons espirituais que devem ser usados para sua glória.

Quando ouvimos a palavra e não obedecemos, também é um pecado de omissão.

7. PECADOS DE AUTOCONTROLE E AUTOCONFIANÇA

Mateus 16.24,25
24E Jesus disse aos discípulos: – Se alguém quer ser meu seguidor, esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe. 25Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira.

É preciso escolher negar a si mesmo (esquecer, renunciar) e obedecer a Deus e aí desfrutar do seu poder.

Quando não agimos assim o que é espiritual fica pesado e difícil. A tribulação é usada por Deus para esgotar nossa força humana, nos aproxima de Jesus. Ele quer agir através de nós.

VIDA PODEROSA DE ORAÇÃO 4

ADORAÇÃO, LOUVOR E AÇÃO DE GRAÇAS

Introdução: Significado das Palavras

ADORAÇÃO do Lat. Adorare. Prestar culto à divindade; venerar; amar em extremo
A adoração exige amor extremo, excessivo, fazendo com que a pessoa, seja levada a prestar culto a uma divindade geralmente se refere a atos específicos de reza, devoção ou honra religiosos, tipicamente direcionados a um ser sobrenatural podendo ser um deus ou uma divindade, o estudo destas práticas ou tradições corresponde à teologia.
O culto cristão de adoração (a latria) só deve e pode ser prestado a Deus, ou seja, à Santíssima Trindade.

Amar em extremo. Êxodo 4:31. 31Todos acreditaram e, quando souberam que o Senhor tinha vindo até eles e tinha visto como estavam sendo maltratados, eles se curvaram e adoraram a Deus. “Culto a uma divindade; Culto, reverência, veneração”.

AÇÃO DE GRAÇAS
• Agradecimento, reconhecimento do que Deus fez em minha vida
• Atitude de gratidão, sua expressão ao mostrar gratidão.

LOUVOR

Elogio; apologia; ato de louvar; expressão de gratidão. dirigir louvores a; elogiar; avaliar Aplauso;aprovação;palavra ou gesto para declarar a dignidade de algo ou de alguém. É a parte essencial do culto a Deus. (Salmo 111:10) Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Ele dá compreensão aos que obedecem aos seus mandamentos. Que o Senhor seja louvado para sempre!
. “Glorificação, exaltação”.

O seu tempo de oração deve conter sempre espontaneidade e variação. Ouvir a voz do Espírito.

Gastes os primeiros momentos em louvor, ação de graças e adoração.

Salmo 100.4 Entrem pelos portões do Templo com ações de graças, entrem nos seus pátios com louvor. Louvem a Deus e sejam agradecidos a ele.

Lucas 11.2 Jesus respondeu: – Quando vocês orarem, digam: “Pai, que todos reconheçam que o teu nome é santo. Venha o teu Reino.

PASSOS PARA UM TEMPO DE LOUVOR SIGNIFICATIVO

Deus quer sinceridade no seu louvor e ação de graças.

1. Gaste tempo agradecendo a Deus pelas coisas que Ele tem feito na sua vida.

Salmo 103.2 2Que todo o meu ser louve o Senhor, e que eu não esqueça nenhuma das suas bênçãos!

Agradecer pelo passado, presente e pelas promessas futuras. Peça ajuda ao Espírito.

Fortalece a fé.

Orações Frases

2. Gaste tempo louvando a Deus pelo que Ele é (Suas características)

Louvar por Ele ser amoroso, bondoso e compassivo, misericordioso e paciente, perdoador e gracioso, todo poderoso e onisciente, fiel, justo, soberano, Rei dos reis

Medite em cada característica e O louve pelo significado em sua vida.

Meditar no significado de Seus nomes bíblicos

Todo Poderoso Gn 17.1
Pai das Luzes Tg 1.17
Rocha 2 Sam. 22.2
Eu Sou Ex. 3.14
O Senhor YHWH Ex. 6.3
Juiz Gn 18.25
Guerreiro Ex. 15.5
Soberano dos soberanos Dt. 10.17
Maravilhoso conselheiro Is. 9.6
Alga e ômega AP. 1.8

GRANDE É O SENHOR EM QUEM.... CÂNTICO

3. Peça que Deus o ensine a adorar, a aprofundar a sua adoração.

Ação de graças e o louvor mais profundos são baseados numa escolha não num sentimento.

Nos Momentos de dor brota o mais profundo louvor.

Jô 1. 20-22 20Então Jó se levantou e, em sinal de tristeza, rasgou as suas roupas e rapou a cabeça. Depois ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e adorou a Deus. 21Aí disse assim: – Nasci nu, sem nada, e sem nada vou morrer. O Senhor deu, o Senhor tirou; louvado seja o seu nome! 22Assim, apesar de tudo o que havia acontecido, Jó não pecou, nem pôs a culpa em Deus.

Sl 22. 3 Tu, porém, és santo e, sentado no teu trono, recebes os louvores do povo de Israel.

Sem louvor fica só o ritual, a reza.

VIDA PODEROSA DE ORAÇÃO 3

INTRODUÇÃO
BASEADO no livro Vida Poderosa de Oração de G. Frizzell

Tiago 5.16 - Algumas orações são eficazes outras não
16Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados. A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder.
Lc11.1 – Senhor, ensina-nos a orar
1Um dia Jesus estava orando num certo lugar. Quando acabou de orar, um dos seus discípulos pediu: – Senhor, nos ensine a orar, como João ensinou os discípulos dele.
Muitos crentes estão orando ineficazmente e nem mesmo se dão conta disto.

A leitura regular de uma quantidade significativa das Escrituras é certamente essencial para sua vida de oração

Não há vida poderosa de oração sem um conhecimento crescente da verdade de Deus.

I João 5.14-15
14Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, temos a certeza de que ele nos ouve. 15Assim sabemos que ele nos ouve quando lhe pedimos alguma coisa. E, como sabemos que isso é verdade, sabemos também que ele nos dá o que lhe pedimos.
• Gaste tempo diariamente lendo e meditando na Palavra de Deus
• Depois da leitura bíblica anote o que Deus lhe falou

TRÊS DIRETRIZES PRÁTICAS PARA A ORAÇÃO PODEROSA.

1. ESTEJA PREPARADO PARA DAR A DEUS O MELHOR TEMPO DE SEU DIA.
2. EXPERIMENTE UMA VIDA DE ORAÇÃO BALANCEADA
3. DIARIAMENTE PEÇA A DEUS QUE O ENSINE A ORAR LC.11.1

OITO PRINCIPIOS PARA A ORAÇÃO PODEROSA

• - Ore com atitude de autoridade e confiança em nome de Jesus. João 14.13-14; 13E tudo o que vocês pedirem em meu nome eu farei, a fim de que o Filho revele a natureza gloriosa do Pai. 14Eu farei qualquer coisa que vocês me pedirem em meu nome. É Ele quem nos convida.

• - Gaste tempo de qualidade permitindo que Deus o sonde para esteja limpo de qualquer pecado ou impedimento. Provérbios 28.13. 13Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona.Use um guia de confissão.

• - PEÇA especificamente que Deus o encha e o unja com Seu Santo Espírito. Efésios 5.18. 18Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus.Seja sensível aos toques que Deus lhe dá.

• - Determine-se a orar com fé e expectativa genuínas. Marcos 11.22-24. 22Jesus respondeu: – Tenham fé em Deus. 23Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês poderão dizer a este monte: “Levante-se e jogue-se no mar.” Se não duvidarem no seu coração, mas crerem que vai acontecer o que disseram, então isso será feito. 24Por isso eu afirmo a vocês: quando vocês orarem e pedirem alguma coisa, creiam que já a receberam, e assim tudo lhes será dado. Peça promessas que diretamente se relacionam às suas orações. Escolha crer.

• - Peça a Deus que impeça a influência de Satanás sobre você e sobre o que você ora. Efésios 6.11 11Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo. – oração é batalha

• - Peça a Deus fervor em sua oração. Tiago 5.16
16Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados. A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder.

• - Seja o mais específico possível. Filipenses 4.6
6Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.
• - com relação aos seus pedidos principais, busque encontrar parceiros comprometidos que vão se unir e concordar com você em oração Mateus 18.19
19– E afirmo a vocês que isto também é verdade: todas as vezes que dois de vocês que estão na terra pedirem a mesma coisa em oração, isso será feito pelo meu Pai, que está no céu.